Atividade 1- Elimine as repetições.
1.
A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está
novinha em folha.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
Atividade
2 – Reúna os períodos usando o pronome relativo "que" para eliminar repetições.
Exemplo:
Eu
conheço uma pessoa inteligente. Esta pessoa faria o trabalho com perfeição.
Eu conheço uma pessoa inteligente que faria o trabalho com perfeição.
1. O plano era excelente. Concebemos o plano em nossa última sessão.
2. A partida não foi nada interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão.
3. O número de pessoas influiu na decisão do diretor. Estas pessoas frequentam o clube.
4. A oferta é das mais vantajosas. Você me fez a oferta ontem.
5. Não pudemos participar da competição. A competição realizou hoje de manhã.
6. Jamais aceitaremos as ideias. Você adotou as ideias sem refletir.
7. As roupas não me serviram. Comprei as roupas pelo reembolso postal.
Atividade 3 – Ambiguidade do pronome
Atividade 4 – As conjunções têm um papel fundamental na construção de um texto coeso.
Eu conheço uma pessoa inteligente que faria o trabalho com perfeição.
1. O plano era excelente. Concebemos o plano em nossa última sessão.
2. A partida não foi nada interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão.
3. O número de pessoas influiu na decisão do diretor. Estas pessoas frequentam o clube.
4. A oferta é das mais vantajosas. Você me fez a oferta ontem.
5. Não pudemos participar da competição. A competição realizou hoje de manhã.
6. Jamais aceitaremos as ideias. Você adotou as ideias sem refletir.
7. As roupas não me serviram. Comprei as roupas pelo reembolso postal.
Atividade 3 – Ambiguidade do pronome
Observe:
O professor comentou com os alunos suas
deficiências.
*O
leitor mais atento perguntaria: De quem são as deficiências? Do professor ou
dos alunos?
*O
que causou ambiguidade à frase foi o emprego do pronome possessivo SUAS. A
frase ficaria mais, portanto, sem ambiguidade se escrevêssemos assim:
O professor comentou com os alunos sobre as
deficiências deles.
Leia
as frases abaixo. Todas elas trazem problemas de ambiguidade, procure
identificar o que causa essa ambiguidade e reescreva essas frases tornando-as
mais claras.
1. O
pai pediu a filha seus livros.
2. A
advogada encontrou seu pai na sala.
3. Carlos
fez as pazes com Ana e seus sobrinhos.
4. A professora proibiu que o aluno utilizasse seu dicionário.
5. A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação.
Atividade 4 – As conjunções têm um papel fundamental na construção de um texto coeso.
Escreva o texto a seguir completando os espaços com as conjunções sugeridas no quadro:
Muito
suor, pouca descoberta
O
trabalho do arqueólogo tem emoções,
sim. _______________não pense em Indiana Jones, bandidos e
tesouros. É verdade___________ os arqueólogos passam um bom tempo em
lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______________as
emoções acontecem mesmo é nos
laboratórios, _____________________ identificam a importância das coisas que
acharam nos sítios arqueológicos._________________, é preciso persistência para encarar a
profissão, ______________________os resultados demoram, e muita gente
passa a vida estudando sem
fazer grandes descobertas.
No
Brasil, é necessário
fazer pós-graduação, ____________________não
há faculdade de Arqueologia. __________________,
é preciso gostar de viver sem
rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e
outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
(Super
for Kids,
nº 1)
Gostaria de receber resposta
ResponderExcluirEu tbm
ExcluirMuito bom, adorei!
ResponderExcluirQuero as respostas.obrigada
ResponderExcluirme envie as respostas, por favor
ResponderExcluiradorei a atividade
ResponderExcluirÓtima atividade
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirOI GOSTARIA DE RECEBER AS RESPOSTAS
ResponderExcluirMuito bom vai me ajudar muito
ResponderExcluirTem as resposta
ResponderExcluirTem as resposta
ResponderExcluirEu queria as respostas
ResponderExcluirEu gostaria de receber as respostas
ResponderExcluirGostaria de receber as respostas por favor
ResponderExcluirrespostas por gentileza.
ResponderExcluirQueria respostas
ResponderExcluir