quinta-feira, 14 de maio de 2015

Coesão - atividades para o 7º ano

Obs.: Na folha de papel almaço, escreva somente as respostas.

Atividade 1- Elimine as repetições.

1. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.

Atividade 2 – Reúna os períodos usando o pronome relativo "que" para eliminar repetições.
Exemplo:
Eu conheço uma pessoa inteligente. Esta pessoa faria o trabalho com perfeição.
Eu conheço uma pessoa inteligente que faria o trabalho com perfeição.

1. O plano era excelente. Concebemos o plano em nossa última sessão.
2. A partida não foi nada interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão.
3. O número de pessoas influiu na decisão do diretor. Estas pessoas frequentam o clube.
4. A oferta é das mais vantajosas. Você me fez a oferta ontem.
5. Não pudemos participar da competição. A competição realizou hoje de manhã.
6. Jamais aceitaremos as ideias. Você adotou as ideias sem refletir.
7. As roupas não me serviram. Comprei as roupas pelo reembolso postal.


Atividade 3 – Ambiguidade do pronome

Observe:
O professor comentou com os alunos suas deficiências.
*O leitor mais atento perguntaria: De quem são as deficiências? Do professor ou dos alunos?
*O que causou ambiguidade à frase foi o emprego do pronome possessivo SUAS. A frase ficaria mais, portanto, sem ambiguidade se escrevêssemos assim:
O professor comentou com os alunos sobre as deficiências deles.
Leia as frases abaixo. Todas elas trazem problemas de ambiguidade, procure identificar o que causa essa ambiguidade e reescreva essas frases tornando-as mais claras.
1.   O pai pediu a filha  seus livros. 
2.   A advogada encontrou seu pai na sala. 
3.   Carlos fez as pazes com Ana e seus sobrinhos. 
4.   A professora proibiu que o aluno utilizasse seu dicionário.
5.  A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação.

Atividade 4 – As conjunções têm um papel fundamental na construção de um texto coeso.   
      Escreva o texto a seguir completando os espaços com as conjunções sugeridas no quadro:
                                               Muito suor, pouca descoberta
             O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _______________não pense em Indiana Jones,   bandidos e tesouros. É verdade___________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______________as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, _____________________ identificam a importância das coisas que acharam nos   sítios arqueológicos._________________, é preciso persistência para encarar a profissão, ______________________os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando   sem   fazer grandes descobertas.
             No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________________não há faculdade de Arqueologia. __________________, é preciso gostar de viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
                                               (Super for Kids, nº 1)


17 comentários:

  1. OI GOSTARIA DE RECEBER AS RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber as respostas por favor

    ResponderExcluir