Objetivos:
-produzir
notícia;
-ampliar
a dimensão do trabalho de reescrita de textos;
-incentivar
a produção escrita;
-divulgar
o trabalho produzido em sala;
-promover
socialização através do trabalho em equipe;
-adequar
o uso da linguagem; etc.
Passos para a realização do trabalho:
Equipe:
1-
A professora escolherá um editor para a equipe;
2-
O editor escolhe a sua equipe;
3-
A equipe escolhe um “cenário” para o jornal. Pode ser uma sociedade de ficção inventada
pela equipe ou inspirada em um livro ou filme;
4-
Escolha do nome do jornal;
5-
O editor define ou sorteia a seção para qual cada jornalista poderá escrever:
<política; <esporte; <Ecologia; <Saúde;
<Moda/beleza;
<Economia;
<Classificados;
<Cultura/lazer;
<Entre outras seções a cargo da equipe.
6-
Cada jornalista produz sua notícia de acordo com as características que foram
trabalhadas em sala, digita em WORD, com fonte Times 12 e escolhe uma imagem
para ilustrá-la;
7-
Cada jornalista envia a notícia com imagem, via e-mail, ao editor da equipe.
Obs.: Cada jornalista deve cumprir
os prazos e poderá recorrer à professora sempre que tiver dúvidas com relação à
produção de texto.
Editor:
1-
Reunir todos os textos produzidos pela equipe;
2-
Fazer uma correção inicial e devolver para o jornalista refazer, se for
necessário, até que fique de acordo com o combinado pela equipe;
3-
Layout - Montar o jornal em um arquivo de Publisher – formatação A3.
4-
Enviar o arquivo de Publisher à professora pelo e-mail: slesiko.rj@marista.edu.br. Obs.: Quem não souber usar o Publisher, favor agendar um horário com a professora ou com o Leonardo da informática. Lembrando que o Publisher já foi usado por vocês para fazer a produção de anúncio publicitário na 1ª etapa.
5-
Preencher ficha de avaliação da equipe e entregá-la à professora.
Dicas
para organização do jornal:
-precisa
atrair a atenção do leitor pelo seu aspecto visual;
-o
nome do jornal pode ser colocado no alto, no centro ou à esquerda;
-as notícias mais importantes devem ser colocadas no centro, ou então à esquerda;
-cada
texto que compõe o jornal deverá ser seguido pelo nome do aluno que o escreveu.
- Obs.: Nenhum
texto poderá ser “copiado” de jornais, revistas ou internet, mas serão
permitidas citações de textos já existentes devidamente referenciadas.
Avaliação:
O trabalho todo comporá a nota de P1 da 3ª etapa, dividida
da seguinte forma:
2,0
trabalho de leitura e interpretação de notícias, feito em sala de aula e como
tarefa de casa;
1,0 trabalho
de análise de recorte de jornal produzido como tarefa de casa;
2,0 oficina
de notícias: textos produzidos em sala e como tarefa de casa;
2,0
ficha de avaliação do editor da equipe;
+7,0
nota individual atribuída à versão final do texto que comporá o o jornal mural.
14,0 pontos - Total
Período de realização:
Agosto e setembro.
O trabalho será impresso em folha de A3 e divulgado na MOC e
no blog pezinhosdealface.blogspot.com.br.
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